Administração

Qual é o perfil do empreendedor de sucesso? Confira agora!

Escrito por

Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente. Porém, antes de abrir as portas da sua empresa, é preciso descobrir se você tem o perfil do empreendedor. Afinal, disso depende o sucesso do empreendimento.

Qualquer pessoa pode começar um negócio, não é mesmo? Mas, para torná-lo bem-sucedido, é necessário adotar um estilo comportamental de ‘’campeão’’.

O empreendedorismo se resume a um conjunto de comportamentos e hábitos. Você pode não ter nascido um empreendedor nato, mas pode desenvolver características que te ajudem a se destacar no mercado.

Iniciativa, persistência e comprometimento são algumas das qualidades indispensáveis para um vencedor. Continue a leitura e descubra se você está pronto para empreender!

Iniciativa

Ter iniciativa é uma das principais características do perfil do empreendedor qualificado. Geralmente, esse tipo de empresário está sempre em busca de novas oportunidades — que não permanecem somente no campo das ideias, mas são colocadas em prática.

A procura pela inovação ocorre o tempo todo, por meio da observação das mudanças do mercado. Como exemplo, podemos citar os donos de bares que resolveram oferecer o serviço de chofer, permitindo que seus clientes possam beber sem infringir a Lei Seca.

Um gestor de iniciativa sempre segue em frente e toma as medidas cabíveis para preservar o bem-estar do seu negócio. Está faltando dinheiro para sustentá-lo? Fazer um empréstimo é uma boa opção? Um líder não hesita em recorrer a outros recursos para impulsionar o empreendimento.

Persistência

Ao abrir o seu negócio, pode ser que você não fature o esperado nos primeiros meses. Nem sempre o lançamento de um produto ou serviço será bem recebido pelos consumidores.

O que fazer quando isso acontecer? Desistir de tudo? O empreendedor vitorioso jamais desiste, pois sabe que sofrerá altos e baixos na sua jornada e está preparado psicológica e financeiramente para dar a volta por cima.

Ao se deparar com uma ação que deu errado, o empresário deve se preocupar em identificar o fator causador da situação e em trabalhar para solucioná-lo. Não há tempo para se lamentar, apenas para agir e contornar o problema.

Capacidade de planejamento

O empreendedor competente não é aquele que deixa a vida levá-lo. Ele se prepara e se planeja para chegar ao lugar que almeja — isso se chama capacidade de planejamento.

É fundamental desenvolver planos de ação que viabilizem o funcionamento do empreendimento em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você conseguirá prever possíveis problemas e se antecipar para corrigi-los.

Autoconfiança

A autoconfiança é imprescindível para empreender. Para entrar e se estabelecer no mercado, acredite em si mesmo e saiba que você tem competência para tocar o negócio adiante.

Mas essas características não devem ser confundidas com prepotência ou arrogância. A sua confiança e autoestima devem se basear no conhecimento, experiência e humildade.

Visão moderna para administrar

O bom empresário não fica parado no tempo, pois sabe reconhecer as opções modernas que podem ajudar na administração da sua empresa.

Muitos negócios vão à falência porque os seus donos se recusam a investir em sistemas de gestão que possibilitam um controle maior sobre as suas ações financeiras e operacionais. É essencial se adequar à modernidade e usá-la ao seu favor — como, por exemplo, fazer a antecipação de recebíveis para bancar os custos da empresa.

Persuasão

No seu dia a dia, o empreendedor tem que lidar com colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, e todas essas relações demandam uma capacidade muito grande de comunicação e persuasão para negociar.

É preciso liderar. Entretanto, isso deve ser feito de uma forma que beneficie a todos, permitindo que quem está ao redor do seu empreendimento também abrace os seus ideais e o ajude a crescer.

Se identificou com as características do perfil do empreendedor? Isso significa que você está pronto para dar o pontapé inicial e abrir o seu negócio. No dia 5 de outubro, comemora-se o Dia do Empreendedor — então, parabéns! Celebre muito!

Agora, aproveite para compartilhar o nosso post nas redes sociais e ajudar os seus amigos a descobrirem se também são empreendedores.

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This