Crédito

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

Escrito por

Você já ouviu falar em antecipação de recebíveis? Melhor, conhece as vantagens da antecipação de recebíveis? Bem, atualmente, devido a crise econômica que afetou o país, o acesso ao crédito foi muito dificultado. Hoje, os limites disponíveis pelos bancos e outras instituições financeiras são menores e as taxas de juros cobradas bem mais altas, reservando as melhores oportunidades para as empresas com bons históricos de pagamentos e com alto potencial de retorno.

Esse novo cenário está levando os pequenos e médios empresários a buscarem alternativas para atender as suas necessidades de capital de giro rápido e mais barato. A principal delas é a antecipação de recebíveis. Por isso, decidimos elaborar um post dedicado ao assunto.

Então, descubra a partir de agora o que é antecipação de recebíveis, como essa estratégia funciona e por que ela é tão importante para o seu negócio!

Afinal, o que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis, também conhecida como Factoring, é uma transação na qual uma empresa vende as suas notas fiscais emitidas para uma empresa financeira para atender as suas necessidades de liquidez de curto prazo. Ou seja, a empresa transforma suas faturas em dinheiro e o fornecedor de Factoring assume a responsabilidade de cobrar o pagamento delas aos clientes.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Quando a sua empresa emite uma nota fiscal de venda, o fornecedor de Factoring adianta uma porcentagem do valor total, geralmente dentro de 24 horas. Ela paga o saldo da fatura, menos as taxas, depois passa a cobrar do cliente o pagamento dela. Quando o cliente quita a nota fiscal o valor pertencerá ao fornecedor da Factoring e não mais a sua empresa.

A taxa de adiantamento pode variar de acordo com alguns requisitos, mas, geralmente, gira em torno de 2,5% a 10% ao mês mais o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Por exemplo: uma empresa com altos índices de inadimplência representa maior risco na operação, obrigando o fornecedor de Factoring a cobrar taxas maiores para se proteger, em casos de atrasos ou falta de pagamentos dos clientes.

Algumas empresas de factoring pagam as faturas em duas parcelas. A primeira cobrindo cerca de 80% do recebível (esta quantidade pode variar). Os 20% restantes, menos a taxa de factoring, são liberados assim que o cliente paga a fatura na íntegra. Mas, esse procedimento depende dos riscos assumidos na operação.

Algumas empresas “FinTechs” (Finance Technologys) disponibilizam os serviços de antecipação de recebíveis totalmente online com passos desburocratizados, simples, rápidos e automatizados.

É bom lembrar que, para ter acesso ao adiantamento de recebíveis, tanto a empresa quanto o cliente para quem emitiu a nota fiscal de venda passarão por uma análise de crédito antes.

Tudo acontece de forma muito mais rápida em comparação com um empréstimo bancário e, em muitos casos, não exige garantias, mas o fornecedor de Factoring se reserva ao direito de não fechar negócio, caso haja restrições no nome de alguma das partes.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

1. É um capital mais barato do que o empréstimo tradicional

O fornecedor de Factoring entende que o risco na operação de antecipação de recebíveis é menor do que em um empréstimo bancário, uma vez que possui a garantia de uma nota fiscal de venda já emitida pela empresa. Isso contribui para reduzir as taxas cobradas, tornado-se uma alternativa de captação de recursos mais barata para as empresas.

2. A organização garante capital de giro mais rapidamente

O principal motivo pelo qual as empresas buscam a antecipação de recebíveis é a possibilidade de receberem o valor total ou parcial de suas vendas a prazo já no dia seguinte, eliminando a necessidade de aguardar por meses até que o cliente pague por elas.

Em troca de um desconto, o fornecedor de Factoring permite que as empresas comprem o seu capital de giro de forma rápida e menos burocrática, o que garante um fluxo de caixa reforçado para o pagamento de custos e despesas do negócio.

3. A empresa ganha um serviço de cobrança especializado

Mesmo sendo uma estratégia importante, muitas empresas têm dificuldades em cobrar suas dívidas aos devedores, pois requer tempo e profissionais qualificados. Ao adiantar seus recebíveis, a empresa repassa essa responsabilidade para o fornecedor de Factoring, que, por sua vez, tem métodos mais eficientes de cobrança, como profissionais devidamente treinados e o apoio de uma infraestrutura sofisticada.

Além disso, o fornecedor de Factoring fornecerá informações importantes de crédito sobre os clientes, permitindo que você tome as melhores decisões sobre a liberação ou não de créditos futuros para reduzir os riscos de inadimplência.

4. O negócio tem o risco de inadimplência reduzido

O fornecedor de Factoring assumi o risco de dívidas dos clientes a partir do momento em que a sua empresa realiza a antecipação de recebíveis, eliminando o volume de contas a receber, que representa um risco considerado nas análises de demonstrações de resultados. Isso deve tornar o negócio mais seguro aos olhos dos sócios e investidores.

5. Permite a empresa atender demandas sazonais

À medida que as vendas aumentarem, mais recursos podem ser antecipados, dependendo do seu limite de crédito, o que permite a empresa atender os picos de demanda com folga no orçamento.

6. Reduz o índice de endividamento da empresa

A antecipação de recebíveis não é um empréstimo e, portanto, você não contrai nenhuma dívida para o negócio quando contrata um fornecedor de Factoring. Isso contribui para manter o balanço patrimonial da empresa positivo, facilitando a obtenção de outros tipos de créditos no mercado, como financiamentos e empréstimos, aporte de capital dos sócios e investidores e a própria venda da empresa.

7. O processo é mais fácil e rápido

Os passos necessários para se ter acesso à antecipação de recebíveis é muito mais simples do que em outros tipos de crédito, pois não são exigidos declarações fiscais, demonstrações contábeis e financeiras, planos de negócios, projeções de resultados futuros e/ou garantias.

É claro que a empresa passará por uma análise de crédito, bem como os clientes para quem emitirá as notas fiscais, mas o processo é bem mais simples. Se a empresa tiver um índice de inadimplência baixo, ou dentro dos limites aceitáveis, e o cliente não tiver pendências financeiras em seu nome, o processo é bem rápido.

Se considerar que terá um serviço de cobrança terceirizado combinado com a antecipação de vendas a prazo e um risco de inadimplência reduzido, as taxas cobradas serão irrelevantes, contribuindo para uma estratégia de negócios muito mais eficiente. Tendo a tecnologia como aliada, as vantagens da antecipação de recebíveis ficaram ainda melhores.

Então, não perca mais tempo e dinheiro! Entre em contato conosco e agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo a tornar o seu negócio ainda mais estratégico!

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This