Administração

Por que adotar a inovação na gestão de pequenas empresas?

Escrito por

Mudar faz parte da vida. Nenhum indivíduo ou grupo é estático, e precisamos nos adaptar a novas situações todos os dias. O mesmo vale para você, empreendedor e dono de pequena empresa. Talvez você precise ser o mais ágil de todos! Se quiser se manter no mercado, é melhor começar a promover a inovação na gestão do seu negócio.

Sabemos que é mais “fácil” manter as coisas como estão — não na prática, mas do ponto de vista da sua zona de conforto. Entrar em território desconhecido sempre envolve riscos, mas ninguém disse que ficar parado não seria arriscado!

Mas se você souber como inovar, poderá fazer essas viagens com mais segurança. Quer saber como? Então, continue a leitura e mãos à obra!

Quais os benefícios da inovação?

Aumento da competitividade

A inovação na gestão serve principalmente para manter o seu negócio aberto. Isso é ainda mais verdadeiro em uma pequena empresa, onde não há recursos para competir com nenhum gigante. Você precisa aprender a fazer mais com menos para se manter relevante.

Pequenas empresas que não possuem um diferencial, algo novo e que agregue ao mercado, tendem a sair de evidência. Afinal, quem vai se lembrar de “mais outra loja de lembrancinhas”? O que você quer é “aquela loja que vende estátuas artesanais lindas”!

Otimização de tarefas diárias

“Inovação” nem sempre se refere a grandes mudanças que revolucionam o mundo. A roda provavelmente não foi mais do que uma solução pequena para um problema pequeno, mas recorrente.

 O mesmo vale para suas obrigações do dia a dia, como o controle do fluxo de caixa. Conseguir poupar tempo e recursos com coisas simples, como limpeza e organização, sem perder a qualidade, pode ser o pontapé inicial para maximizar a sua produtividade.

Como promover a inovação na gestão da sua empresa?

Tentativa e erro

Alguns acham que errar é um desastre ou um fracasso, mas a verdade é que os melhores empreendedores veem erros como uma oportunidade. Você não está atrasando seu progresso, apenas descobrindo o que dá ou não dá certo.

Claro, você ainda precisa tomar certas precauções. Investir todo o seu capital sem antes pesquisar o mercado não é uma boa ideia. Apenas entenda que, quando uma ação de inovação não gera resultados, você ainda pode extrair algum aprendizado dali!

Tempo para a reflexão

Ok, isso parece um conselho abstrato e sem sentido, mas estamos falando de literalmente separar 1 ou 2 horas do seu dia para olhar tudo que foi feito e se perguntar “por que isso aconteceu assim e não assado?”.

Introspecção e análise não são ferramentas exclusivas dos filósofos! Elas podem te ajudar muito com a sua inovação na gestão.

Envolvimento da equipe

Uma das melhores fontes de novas ideias é o diálogo. Quanto mais perspectivas são trazidas para a mesa, mais fácil é sair do status quo e encontrar novas maneiras de fazer as mesmas coisas. É por isso que tantas empresas possuem equipes multidisciplinares trabalhando em conjunto nas mesmas tarefas.

Agora que você entende melhor como promover a inovação na gestão do seu negócio, é hora de mudar um pouco sua rotina! Quer continuar acompanhando nossas dicas e conteúdos? Então, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This