Gestão financeira Nota fiscal

NF-e: entenda definitivamente a importância para o seu negócio

Escrito por Adianta

A NF-e (Nota Fiscal eletrônica) permite que a empresa automatize seus processos de faturamento. Como resultado, compradores e fornecedores ganham uma série de benefícios operacionais e estratégicos.

Além disso, ela é responsável direta pela economia de custos e integração com outros sistemas empresariais, oferecendo oportunidades de geração de renda e eficiência operacional. Esses e outros benefícios fazem da NF-e uma estratégia importante para o seu negócio.

Quer entender melhor? Veja mais detalhes abaixo:

O que é NF-e?

O faturamento por meio de NF-e é, basicamente, a substituição do documento (Nota Fiscal impressa) por um modelo digitalizado. Ou seja, sempre que uma compra ou venda é realizada, a nota fiscal não precisa mais ser preenchida manualmente e passa a ser gerada de forma automática.

A sua validade jurídica passa a ser confirmada por meio de uma assinatura digital do emitente, cadastrada nos órgão da Secretaria da Fazenda do estado ou Receita Federal. No modelo antigo, além do gasto com papéis, o preenchimento da nota fiscal era muito propenso a erros de digitação, levando ao desperdício de materiais e perda de tempo com retrabalho. Isso foi resolvido com o modelo digital.

Confunde-se, também, a NF-e com o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), mas são documentos completamente diferentes: o DANFE não serve como nota fiscal e não é considerado um documento oficial.

Trata-se apenas de um instrumento de consulta para as suas NF-e emitidas e a confirmação, junto a Secretaria da Fazenda ou Receita Federal, de que elas foram geradas por você. Ou seja, não precisam ser salvas, armazenadas ou impressas.

A importância da NF-e para o seu negócio

A implementação do modelo de NF-e ajuda o governo no combate a sonegação de impostos, mas se você olhar para a âmbito empresarial, verá que ela também oferece muitos benefícios para as empresas. Veja agora por que a NF-e é tão importante para o seu negócio:

Redução dos custos com impressão

Trocar o modelo de Nota Fiscal impressa pelo modelo digitalizado contribui para a redução do impacto ecológico com o descarte de papel e ajuda a reduzir drasticamente os custos com impressões.

Diminuição do arquivo físico de notas fiscais

Lembra dos armários abarrotados de notas fiscais? Eles não serão mais necessários. Com a NF-e, você pode economizar espaço físico no local de trabalho e não precisará mais se preocupar com os processos de arquivamento delas, uma vez que tudo ocorrerá de forma automatizada e segura pela internet.

Aumento da confiabilidade das informações

Muitas vezes, as informações contidas em uma nota fiscal podia não corresponder com os serviços ou mercadorias entregues, devido a erros de digitação manual. Para consertar o erro era custoso e burocrático, fazendo com que ambos os lados (compradores e vendedores) desistissem da correção — o que, por sua vez, gerava prejuízos.

Agora, com a NF-e, tudo ficou mais fácil. A emissão é automatizada e os erros são quase nulos, economizando tempo e dinheiro das empresas.

Maior poder de geração de caixa

Talvez, uma das maiores vantagens de uma NF-e seja o fato de que ela facilita o procedimento de uma Factoring, dando aos gestores da empresa a possibilidade de converter as Notas Fiscais eletrônicas em dinheiro por meio da antecipação de recebíveis.

Essa solução é uma excelente estratégia de reforço para o capital de giro, dando folga ao fluxo de caixa da empresa.

Se você ainda não trabalha com NF-e, este é o momento para começar a usá-la. Caso já trabalhe com ela, aproveite a oportunidade para gerar caixa!.

Quer saber sobre mais temas como este? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores oportunidades do seu segmento!

Sobre o autor

Adianta

Deixar comentário.

Share This