Administração Gestão financeira

Descubra a importância do planejamento financeiro empresarial

Escrito por Adianta

Muitos empreendedores ainda não entenderam a importância do planejamento empresarial, inclusive, os mais experientes. Contudo, a desorganização financeira é um dos principais fatores que fazem com que empresas encerrem seu funcionamento.

Quando o empreendedor tem acesso a um bom planejamento financeiro, ele pode organizar as diretrizes da sua empresa para fazê-la crescer de uma maneira sadia, desviando-a das dificuldades e dos riscos de falir.

Hoje, vamos explicar a você a importância do planejamento financeiro empresarial e mostrar quais componentes ele precisa ter para alcançar bons resultados. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

Conheça a importância do planejamento financeiro empresarial

Por meio do planejamento financeiro, o empreendedor vai conseguir definir quais são suas metas e, então, criar estratégias para alcançá-las. Essas metas podem ser de curto, médio e longo prazo; tudo vai variar de acordo com as necessidades da empresa.

O planejamento vai servir como um guia que vai direcionar o empreendedor sobre os procedimentos que deverão ser tomados, estudando os possíveis caminhos que o ajudarão a atingir seus objetivos.

Além disso, o planejamento financeiro vai mensurar todas as receitas e despesas da empresa. Com isso, será possível avaliar a possibilidade da realização de novos investimentos e, identificar equívocos, os quais podem comprometer o orçamento da sua empresa futuramente.

Saiba como realizar um planejamento financeiro eficiente

Agora que você já entendeu a importância do planejamento financeiro empresarial, é hora de aprender o que você precisa fazer para realizá-lo de uma maneira eficaz, trazendo resultados positivos para o seu negócio. Acompanhe!

Entenda qual é a real situação da sua empresa

Para iniciar um planejamento eficiente, é de suma importância conhecer qual é a real situação da sua empresa. Isso se faz necessário porque você precisa saber delimitar as condições do seu negócio.

Nesse momento, também é fundamental que você faça um balanço patrimonial, a fim de verificar, com exatidão, quais são os ativos e passivos que sua empresa possui.

Entendendo melhor a real situação da sua empresa, você vai conseguir definir o melhor tipo de planejamento para o seu negócio.

Faça previsões para o seu negócio

Prever cenários diferentes para o seu negócio é uma estratégia para se prevenir de (possíveis) futuros prejuízos. É recomendado que você defina, pelo menos, três possíveis cenários.

Além disso, nesse momento você também pode estabelecer um orçamento mensal, e definir quais são as suas despesas fixas e variáveis. Isso vai otimizar no controle de gastos, eliminando os desperdícios.

Elabore um plano de ação

Nesse momento, você vai elaborar um plano de ação, ou seja, colocar em prática tudo o que você escreveu no papel. As medidas que deverão ser tomadas são:

  • elaborar um cronograma com prazos realistas;

  • delegar funções aos seus colaboradores;

  • estabelecer os objetivos;

  • mensurar os resultados.

O apoio da sua equipe é fundamental para obter resultados positivos, por isso é importante que vocês mapeiem, juntos, as ações necessárias para colocar o planejamento financeiro em prática.

Quando você decide abrir um empreendimento, a sua empresa precisa ter um modelo de negócio que seja capaz de gerar receitas suficientes para dar continuidade aos trabalhos e diminuir, ao máximo, os riscos de falência. O planejamento financeiro vem para auxiliar na tomada de decisão, de modo que os investimentos realizados sejam benéficos para o empreendimento. Portanto, realizá-lo torna-se indispensável.

Restou alguma dúvida sobre a importância do planejamento financeiro empresarial? Quer compartilhar as suas experiências? Deixe seu comentário aqui embaixo, ficaremos muito felizes em poder ajudá-lo!

Sobre o autor

Adianta

Deixar comentário.

Share This