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Aprenda a lidar com a inadimplência dos clientes com essas 5 dicas

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Você sabe como lidar com a inadimplência? Atualmente, a resposta a essa questão é almejada por muitos empresários.

Em épocas de crise econômica, o fantasma da inadimplência assombra ainda mais os empreendedores, afinal, o número só tende a crescer. É por isso que elaboramos dicas importantes para que você possa gerir esse contratempo.

Ficou interessado? Deseja conhecer as melhores sugestões contra a inadimplência? Então, leia agora mesmo o post que preparamos especialmente para você!

1. Consulte as informações de crédito

A melhor maneira de lidar com a inadimplência é estabelecer uma política de crédito, que permite consultar os consumidores nos órgãos competentes, como Serviço de Proteção de Crédito (SPC) e Serasa.

Dessa maneira, você poderá saber se o consumidor já possui registro de inadimplência em outros estabelecimentos comerciais, além de obter a recomendação do limite de crédito com base em sua renda mensal.

2. Demonstre aos clientes que você se lembra deles

Após efetuar uma venda, adote a política de enviar um SMS ou até mesmo um e-mail quando as parcelas estiverem próximas de sua data de vencimento.

Com isso, você vai alertar o seu cliente que o acompanhamento da venda está sendo realizado. Muitas vezes, o ato de não receber um lembrete da parcela que está próxima de seu vencimento gera a sensação de que o pagamento não se faz necessário.

3. Não realize cobranças abusivas

Geralmente, as cobranças abusivas não estão associadas aos valores que sua empresa deseja receber, mas à maneira com que o cliente é abordado. Afinal, inadimplente ou não, você espera que ele volte a consumir em seu estabelecimento comercial, não é?

Portanto, é interessante evitar cobranças como, por exemplo, ligar para o local de trabalho do cliente em horário comercial e ameaçá-lo ou até mesmo desrespeitá-lo.

Assim, o aconselhável é ser cordial e demonstrar que está disposto a negociações – a gestão financeira de sua empresa agradece!

4. Adote um sistema de gestão de cobranças

Caso sua empresa ainda não possua um software de cobrança, está na hora de adotar um que possa te auxiliar na gestão financeira. Por meio dessa automatização, é mais fácil integralizar as informações entre o setor comercial e o financeiro, além de otimizar o controle do seu fluxo de caixa.

Por consequência, ele permite que todas as informações — histórico das vendas, acompanhamento das cobranças, baixa nos boletos e os recebíveis — estejam disponíveis em um único portal. Interessante não é?

5. Recorra ao histórico de compras do cliente

Toda vez que você realizar uma venda, reforce para os seus colaboradores a importância de manter os registros comerciais atualizados.

Assim, você saberá se os clientes costumam atrasar os pagamentos, se estão solicitando produtos com valores mais elevados do que o habitual e se costuma preferir pagamentos à vista ou a prazo, por exemplo.

Com essas informações em mãos, é mais fácil tomar uma decisão na hora de efetuar uma venda com a proposta de evitar as indesejáveis inadimplências.

Viu só? Lidar com a inadimplência facilita muito a gestão do seu negócio! O primeiro passo é adotar uma política de crédito, assim, você conseguirá observar o registro de inadimplência do seu consumidor.

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