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Afinal, como lidar com a inadimplência do cliente? Descubra aqui!

Escrito por Adianta

A inadimplência dos consumidores tem aumentado e, consequentemente, gerado grande preocupação nos negócios. Essa ausência de compromisso também trouxe grandes prejuízos, fazendo com que a maioria das empresas tivessem de aprender como lidar com a inadimplência do cliente.

Dados levantados pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) indicam que no primeiro trimestre de 2017, o Brasil teve um aumento de 900 mil inadimplentes. Essa é uma situação muito delicada e precisa ser resolvida com muita calma e cuidado.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que vão te ensinar como lidar com a inadimplência dos clientes da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Use a tecnologia em seu favor

Contar com um software de gestão financeira pode te ajudar a diminuir a inadimplência dos seus clientes. Com essa ferramenta é possível ter uma visão mais ampla de todas as suas entradas e saídas de caixa.

Assim, a empresa vai conseguir acompanhar a situação de cada um de seus clientes, verificando seu histórico de pagamento, se existe alguma pendência, dentre outras informações relevantes.

Efetue as cobranças com cuidado

Por mais que o seu cliente esteja devendo, ele ainda possui seus direitos resguardados pela legislação vigente.

Portanto, na hora de abordá-lo, a empresa nunca deve usar de hostilidade. Para fazer uma boa negociação é preciso ter calma e ser o mais flexível possível — sem prejudicar as finanças do negócio, é claro!

Informe ao seu cliente qual é a sua pendência e explique quais são os benefícios que ele perde em não saldar a dívida. Quanto melhor for o diálogo, maiores são as chances de um bom acordo para ambas as partes.

Mas, lembre-se: a cobrança é um direito da empresa, pois ela precisa receber os dividendos daquilo que vendeu para manter o seu bom funcionamento.

Crie premiações para bons pagadores

Premiações são grandes motivadoras e elas podem ser criadas de diversas formas.

Existe a possibilidade de entregar bonificações em mercadorias para os bons pagadores, dar descontos no caso de pagamento antecipado ou à vista, dentre muitos outros benefícios.

Essa é uma ótima estratégia para quem quer diminuir a inadimplência dos seus clientes e também melhorar o relacionamento com eles.

Facilite as condições de pagamento

O crédito facilitado pode diminuir a inadimplência. Portanto, a empresa deve procurar oferecer uma boa variedade de opções de pagamento, pois assim os clientes terão mais alternativas para poder fechar negócio.

Além do mais, com a diversidade de condições de pagamentos, os clientes vão se sentir mais tranquilos, pois saberão que vão poder adquirir um produto sempre que precisarem.

Antecipe os seus recebíveis

A antecipação dos recebíveis também é uma ótima opção para se proteger dos efeitos da inadimplência, como quando há a necessidade de recursos financeiros para a adequação do capital de giro, por exemplo.

A instituição financeira vai antecipar os valores que a empresa tem a receber de seus clientes, com o desconto de uma taxa de juros e o acréscimo de tarifas e tributos aplicáveis.

Essa é uma solução simples e rápida para otimizar o fluxo de caixa da empresa. É preciso, simplesmente, realizar o cadastro na plataforma, escolher as notas que serão descontadas, informar a conta bancária em que deseja receber o seu dinheiro e pronto! O depósito será efetuado até o fim do próximo dia útil bancário.

Saber como lidar com a inadimplência do cliente não é uma tarefa tão difícil, não é mesmo? Entretanto, é preciso paciência para conseguir uma boa negociação, pois com a crise econômica que assola nosso país, muitos consumidores encontram-se em uma situação financeira adversa.

As soluções para que a empresa diminua o número de inadimplentes existem e as principais delas estão citadas neste artigo, basta colocá-las em prática para fazer com que a empresa cresça e tenha os recursos necessários para realizar novos investimentos.

Gostou das nossas dicas sobre como lidar com a inadimplência do cliente? Então deixe o seu comentário aqui e compartilhe com a gente as suas dúvidas e experiências!

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